• Yara Dias

Como economizar nas impressões: 5 dicas fáceis para o dia-a-dia


Ter uma impressora no seu escritório ou no seu negócio é muito prático, se você necessita constantemente estar imprimindo documentos ou imagens. No entanto, há um custo para reposição de suprimentos (tintas, papeis, cabeça de impressão) e manutenções periódicas.


Sabendo disso, é importante pensar em formas de diminuir, o quanto for possível, as despesas de impressão do seu negócio e ainda realizá-las de forma sustentável. Existem ações simples, no momento de imprimir, que podem otimizar o uso da sua impressora. Confira as dicas dos especialistas da Maxco para economizar nas suas impressões!



1. Configure a impressão


Na hora de imprimir você pode optar pela impressão no modo rascunho. Se na sua casa, empresa ou escritório você precisar imprimir documentos que não necessitem de tanta definição e qualidade, o modo rascunho irá te ajudar na economia das tintas da impressora.


Outra forma de economizar, caso muitas pessoas utilizem a impressora, é configurar como padrão as impressões em preto e branco e não disponibilizar as em cores. Dessa forma você pode ter um controle melhor sobre o gasto dos suprimentos coloridos, que costumam ser mais caros.


Além das tintas, configurando a impressão frente e verso, é possível fazer uma economia significativa de papel no seu dia-a-dia.

2. Use fontes econômicas


Uma forma de usar o suprimento da sua impressora com mais sabedoria, é utilizar fontes econômicas. A Century Gothic é, entre as fontes gratuitas, a mais econômica (economia de até 30% de tinta). Outra opção é a Times New Roman, que quando comparada a Arial e a Calibre, apresenta um menor gasto das tintas no momento da impressão.

3. Toner e cartuchos: originais x compatíveis



No mercado existem suprimentos de tinta originais e compatíveis. Muitos optam pelas tintas compatíveis por conta do preço mais barato, no entanto deve-se atentar para a qualidade dessas tintas, que, a longo prazo, podem ocasionar problemas, como entupimentos nos tubos de distribuição.


Pensando na economia a longo prazo, investir num suprimento original da marca da sua impressora, pode compensar bastante! Lembre-se que a tinta original foi desenvolvida para aumentar a durabilidade e desempenho da sua máquina. Coloque na balança e veja o que pode trazer um melhor custo-benefício.



4. Ignore o aviso de pouca tinta


Sabe aquele aviso de que as tintas da impressora estão acabando? Então, não quer dizer que a tinta está realmente acabando. É só um lembrete, com antecedência, para que você se programe para comprar os cartuchos ou toner. Dessa forma, você deve verificar em que níveis as tintas realmente estão e só comprá-las quando for necessário.



5. Você precisa mesmo imprimir?



Hoje existem muitas formas de visualização e compartilhamento de documentos, em diversos dispositivos. Então, repense se há realmente a necessidade de imprimir. Caso haja, faça uma seleção das páginas que irá precisar. Essa é a maneira mais econômica e sustentável de utilizar sua impressora, evitando impressões desnecessárias.




O que achou das dicas? Esperamos que seja útil para o seu negócio! Se tiver mais dúvidas sobre impressão, deixa a gente saber aqui nos comentários. :)







56 views6 comments

Recent Posts

See All