• Maxco Atacado

Como escolher o melhor roteador wi-fi? 7 dicas para não errar na compra


7 dicas pra você escolher o roteador perfeito

Oi, gente! Tudo bem?


Você veio até aqui para descobrir "Qual o melhor roteador?", mas, na verdade, vamos te mostrar como escolher o melhor roteador para sua necessidade.


A tecnologia móvel tem crescido rapidamente, os roteadores estão virando itens comuns dentro de casas e empresas, e para que o sinal de internet seja transmitido com qualidade, segurança e estabilidade, é preciso ter um bom aparelho.


Trouxemos 7 dicas para te ajudar a avaliar e escolher a melhor opção de roteador para seu uso. Fique atento para não perder nenhum detalhe e boa leitura! Bora lá?!



1. Quais são as suas demandas?

Você precisa saber para que o seu roteador será utilizado, seja para acessar a internet, assistir via streaming, jogos online ou conectar vários dispositivos móveis, para cada atividade existe um aparelho mais adequado.


Sabendo disso, você evita fazer gastos desnecessários em roteadores que não irão entregar a performance necessária e escolhe um que irá atender suas demandas.



2. Qual o tamanho do ambiente?

Avalie o local em que o roteador vai ficar, a localidade pode afetar a transmissão de maneiras diferentes. Ambientes com muitas estruturas de concreto, madeira e ferro, prejudicam e interferem na propagação do sinal de wi-fi.


Identifique o melhor posicionamento para usufruir de toda potência do aparelho, além disso, se o ambiente é muito grande, você deve considerar o raio de alcance.



3. Quantos aparelhos serão conectados?

O número de equipamentos pode gerar uma sobrecarga na frequência, fazendo com que a velocidade seja reduzida, por isso, é importante avaliar quantos dispositivos serão conectados ao roteador simultaneamente.


"Como sei quantos dispositivos ele suporta?" As fabricantes costumam informar o número indicado para que o aparelho funcione corretamente.



O número de dispositivos conectados pode influenciar na qualidade do sinal e velocidade da internet.O número de dispositivos conectados pode influenciar na qualidade do sinal e velocidade da internet.


4. Quais são os recursos de segurança?

Chegamos a um ponto muito importante. Já ouviu aquela frase "Segurança em primeiro lugar"? No meio digital não é diferente, é um tema crítico. Você deve escolher um roteador que tenha os protocolos de segurança WEP, WPA e WPA2, não esqueça também de criar senhas difíceis, assim você estará protegido contra o roubo de dados.



5. O número de antenas é importante?

O número de antenas é um fator importante na hora de escolher seu roteador. Elas não vão aumentar a velocidade da sua internet e sim fazer um gerenciamento melhor da rede, aumentando alcance e melhorando a estabilidade. Sempre bom lembrar que as antenas externas oferecem uma cobertura maior que as internas.


Roteadores com 2 antenas externas são uma ótima opção para sua casa. Se você pode investir mais, aparelhos com 3 antenas fazem um ótimo gerenciamento do sinal de internet. Esse ponto está muito ligado aos 3 primeiros que citamos mais acima.



6. A configuração é fácil?

Configurar um roteador pode ser um pouco complicado, por isso, indicamos que você escolha um modelo que possua aplicativos e softwares que vão facilitar o uso do aparelho. Alguns possuem a função WPS, que permite conectar os novos dispositivos com apenas um click.



Algumas marcas já possuem um aplicativo/solftware para facilitar a configuração do roteador.


7. Como é o suporte da marca aos usuários?

Por último, mas não menos importante, dá uma checada nas redes sociais, sites de feedback e demais plataformas similares para conferir o que os clientes estão falando sobre o modelo e a marca.


Você precisa estar atento sobre o suporte do fabricante, não somente para defeitos do aparelho, mas em relação a correções de bugs, falhas na segurança e atualizações.



Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente responde. E não esquece de seguir nosso perfil no Instagram @maxcoatacado.


Se você ainda não possui um roteador, nós podemos te ajudar a escolher o seu! Confira os modelos disponíveis no nosso site, clique aqui e acesse já!




36 views0 comments

Recent Posts

See All