• Maxco Atacado

Como solucionar os 5 problemas mais comuns em impressoras

Updated: Jul 10

Se você já tem uma impressora, ou conhece alguém que tem uma em casa, já deve ter dito ou escutado a frase “poxa, minha impressora deu problema!”. Mas o que muita gente não sabe é que alguns dos problemas mais frequentes que ocorrem não são tão difíceis de resolver. Nós, da Maxco Atacado, somos especialistas em impressão e viemos te ajudar a solucionar esses erros de forma prática e rápida.

Confira nossa lista dos 5 problemas mais comuns que podem ocorrer com a sua impressora e suas respectivas soluções. Vamos lá!


1. O papel travou ou engasgou a impressora




Esse é de longe o mais comum de acontecer, por isso colocamos ele em primeiro lugar. Ele ocorre normalmente quando algo obstrui a passagem do papel ou a impressora tem dificuldades de mover a folha para realizar a impressão.


Quando isso acontece, o equipamento pode devolver uma folha toda amassada com erros de impressão ou até mesmo travar todo o processo.


Caso ela realmente chegue a travar, o primeiro passo nessa hora é desligá-la. Isso porque ela pode vir a imprimir novamente ao identificar o erro, podendo trazer novos desgastes. Desligando-a, você evita que ela se danifique.


Depois de desligá-la, verifique no compartimento onde fica o papel ou na bandeja, em que parte o papel travou e libere as travas, se tiver alguma.


Com cuidado, tire o papel que foi agarrado e possíveis fragmentos que estejam impedindo, para que ele possa correr livremente. Tenha cuidado para não danificar motores ou engrenagens. Para fazer isso, dê preferência pelo sentido natural de impressão para fazer a retirada do papel, caso seja possível.


Após retirar todo o material preso, reinicie a impressora com papel novo, liso e seco. Evite inserir papéis com dobras ou irregularidades que impeçam o equipamento de efetuar o procedimento corretamente.


2. Problemas com a fila de impressão


As impressoras possuem uma limitação básica que é atender somente um projeto de cada vez. Dessa forma, a fila de impressão tem como objetivo organizar os trabalhos que foram enviados para o sistema, a fim de priorizar as tarefas que são enviadas para o equipamento.


A fila de impressão pode parar por um desses 3 motivos:

1- Um dos projetos enviados ocupa toda a memória do equipamento;

2- Um dos projetos que foi enviado contém algum erro;

3- Ou caso você tenha deixado faltar papel na máquina.


Para resolver este problema, basta entrar no painel de controle da impressora (utilitário de impressão) no sistema operacional e cancelar todas as operações e, também, identificar qual dos projetos contém o erro que gerou o problema. É possível que seja necessário, em alguns casos, reiniciar a máquina.


Em casos em que a impressora é compartilhada por vários computadores, o mais indicado é chamar um assistente responsável para realizar o devido procedimento.


3. Vazamentos de tinta ou manchas indevidas de impressão





Ao identificar algum vazamento de tinta ou mancha de impressão, a primeira coisa a se fazer é desligar o aparelho para evitar mais desperdício e sujeira. Depois de desligada, seque o local, podendo ser utilizados produtos de limpeza comuns para auxiliar na tarefa.


Mas atenção! Tenha cuidado para não inalar o produto e não use aspiradores de pó ao fazer essa limpeza.


Para limpar a sujeira de tinta dentro da impressora, tome cuidado e utilize pano ou papel seco para fazer a limpeza e não se esqueça de remover o cartucho ou toner para realizar o procedimento.


Após a limpeza ser realizada, ligue novamente o aparelho e realize o procedimento de limpeza padrão do cabeçote do cartucho ou do toner. Na maioria das impressoras, este procedimento já é feito ao ligar o equipamento.


4. Queda ou falta de energia durante uma impressão


Esse não é um problema difícil de lidar, mas caso aconteça agora você já vai estar preparado para não se preocupar. A maneira de solucionar é simples e bem semelhante ao problema do papel engasgado.


Caso ela ainda esteja ligada, desligue-a. Após o retorno da energia, ligue o aparelho novamente e ele, por si só, irá soltar o papel. Caso isso não aconteça, em algumas impressoras, você pode realizar o comando manualmente em algum botão. Consulte o manual para realizar esse procedimento.


Se mesmo assim o papel não for removido, tente o mesmo procedimento que foi usado para o papel engasgado. Contudo, se nada disso der certo (o que é difícil de acontecer), é necessário ler o manual de instruções.


5. Problemas com impressão no papel fotográfico


O papel fotográfico possui um lado específico para impressão que absorve corretamente a tinta. Portanto, antes de realizar a impressão, certifique-se de que o lado do papel está correto. Observe se a tinta está sendo absorvida corretamente, caso não esteja, interrompa o processo.


Se estiver impresso no lado errado, verifique a posição correta do papel para que a tinta seja impressa corretamente e reinicie a operação.


6. Dicas


Agora que virou o mestre das impressoras, tá na hora de escolher uma que se adeque mais ao seu perfil, na MaxCo temos várias impressoras para suprir a sua necessidade aqui, e também vários outros posts no blog para ajudar você a cuidar e escolher da sua impressora da melhor maneira possível. Leia também:

Dicas e cuidados para sua impressora

Tudo o que você precisa saber para comprar a sua impressora

7 views0 comments