• Maxco Atacado

Quais as diferenças entre Toner, cartucho e unidade de imagem

Updated: Jul 9



As impressoras e multifuncionais são muito utilizadas em escritórios, gráficas e para uso doméstico.


Sabemos que nem sempre é fácil configurar e entender o funcionamento correto da impressora. Uma dúvida comum antes da compra é o tipo de suprimento utilizado pelo equipamento. Sabendo disso, preparamos um guia sobre os principais tipos de alimentação de impressoras, para te ajudar a entender a diferença entre toner, cartucho e unidade de imagem. Vamos lá!

Toner


Impressora Laser e seu toner


Toner é o nome dado para o suprimento das impressoras a laser. A tinta desse tipo de impressora, diferente das outras, é em pó e consegue ser transferida para o papel através de uma tecnologia que mistura raios laser e calor. Você pode encontrar esse tipo de suprimento também com o nome de cartucho de toner.

Cartucho


Chamamos de cartucho o compartimento que armazena as tintas, evitando o contato direto com o mecanismo da impressora e liberando apenas a quantidade correta de tinta no papel. Sendo assim, um cartucho de tinta armazena tinta líquida, já um cartucho de toner armazena tinta em pó.

Um detalhe importante é que, mesmo entre impressoras do mesmo tipo, o cartucho muda conforme a marca dela, então preste bastante atenção na hora de comprar e não adquira suprimentos falsificados, para evitar danificar a sua máquina e também a perda de garantia.

Unidade de imagem


Esse é o nome dado para a peça que faz a ligação entre o toner de uma impressora a laser e o papel. Ele também é chamado de fusor e é formado por pequenos roletes que aquecem e fazem com que a tinta em pó fique bem firme na folha.

Qual deles é o melhor para mim?


Se você tem uma impressora jato de tinta em casa, só dá pra usar cartuchos de tinta nela. E o mesmo vale para impressoras a laser, em que só serão alimentadas por cartucho de toner.


Trocando o toner da Impressora de Laser

Quando a tinta da sua máquina acaba, você precisa de um cartucho novo. Em alguns casos, eles podem ser recarregados. Daí, é só comprar a tinta separada e colocar neles, o que torna o custo da impressora mais barato.

Para saber se é possível recarregar o cartucho da sua impressora, você tem que ler as especificações no manual dela, mas é bem mais interessante que você procure por todas essas informações antes da compra, para prevenir surpresas.


Já a unidade de imagem é uma peça que, dependendo do modelo da sua impressora a laser, você precisa trocar de tempos em tempos. Para ter uma ideia, algumas impressoras precisam de uma unidade nova a cada 80 mil folhas impressas, o que é bastante, se você não tem um fluxo tão grande de impressões.


No fim das contas, o modelo ideal depende diretamente da sua necessidade. Estude bastante o que você precisa e espera da sua impressora, para só então efetuar sua compra.


Durabilidade


O pó de toner tende a ter maior durabilidade devido ao uso otimizado dele pela máquina, onde a tinta em pó passa pelo cilindro revelador e, então, é transferida para o papel. Esse processo ocorre utilizando as leis da física de pólos negativos e positivos, tendo em vista que os opostos se atraem.


As impressoras jato de tinta não podem ficar muito tempo sem impressões, já que é muito comum a tinta entupir dentro da máquina. Por isso é importante, ao comprar uma impressora desse tipo, sempre realizar, pelo menos, uma impressão a cor e uma preto e branco por semana. Já na impressora a laser raramente ocorrem problemas de entupimento por tinta, pois só é possível que ocorra após muito tempo de uso sem limpeza.


Cartuchos de tinta de uma Impressora Jato de Tinta

Quando eu sei a hora de trocar meus suprimentos?


Um jeito fácil e prático de perceber que é a hora de trocar o toner ou o cartucho da sua impressora, é quando as impressões já começam a decair um pouco de qualidade ou ficam com falhas. Esse é o sinal que você precisa para saber que a tinta está acabando. Algumas impressoras vêm com luzes de alerta ou mostram uma mensagem de erro no visor delas, o que acaba facilitando para você identificar o problema.

Para saber quando trocar a unidade de imagem também em simples, você só precisa ficar de olho nos avisos da impressora. A maioria delas mostram uma mensagem no visor. Outra alternativa seria olhar o manual da máquina para saber direitinho a hora de fazer essa mudança e não arriscar danificá-la.


Agora que você já é um expert em impressoras, vai escolher a máquina certa! Nós temos uma grande diversidade de marcas e modelos disponíveis com o melhor preço da internet. Clique aqui e confira!


Leia também

Dicas e cuidados para sua impressora

Como escolher o melhor roteador wi-fi? 7 dicas para não errar na compra

9 views0 comments