• Maxco Atacado

Qual a Diferença entre Mouse Gamer e o Mouse Comum?

Updated: May 17

Você já deve ter pensado “ah, qual a diferença entre um mouse gamer e um mouse comum?”. Nesse post vamos te explicar melhor a diferença entre eles! São muitas ofertas de periféricos para melhorar nosso uso no computador e por isso devemos escolher com cautela quais os equipamentos são melhores para a nossa necessidade, minimizando prejuízos de desempenho ou gastos desnecessários. Abaixo, te ajudamos a entender os principais diferenciais do mouse gamer, quando comparado com mouses comuns.




1. Design


A estrutura do mouse gamer é um pouco maior, com o objetivo de ocupar todo o espaço da mão do jogador. Na maioria desses periféricos também é possível ter mais botões do que os comuns, para que o player possa trocar as configurações de jogo para jogo com mais facilidade. Além disso, ele é mais resistente que os mouses comuns, já que tem que aguentar movimentos fortes.


Outra parte do design dos mouses gamers que vale a pena ser ressaltado é o cuidado com os utilizadores canhotos, já que muitos deles tem design ambidestro para facilitar a utilização desses usuários.


E o que não podia ficar de fora dessas vantagens de design é o RGB amado pelos gamers, que, apesar de não contribuir na jogabilidade, a iluminação diferenciada é um atrativo para os gamers, já que agrega no visual do seu setup.


Mouse Gamer com luzes de Led

Já os mouses comuns não se preocupam tanto com a anatomia da sua mão ou buscam, de fato, um conforto em sua maioria, o que pode levar ao mal posicionamento dela e gerar problemas caso o uso seja contínuo e elevado.

Mouses compactos


Esse tipo de mouse foca, em sua maioria, em ter um design de tamanho reduzido, alguns deles são projetados para serem usados sem fio, tudo isso para não ocupar muito do espaço da mesa e não atrapalhar outras atividades que o computador esteja envolvido, como trabalho e/ou estudo.







Confira nossos Mouses Gamers ambidestros caso você seja canhoto:


2 DPI


DPI ou, se preferir Dots Per Inc, é basicamente a sensibilidade do seu mouse e, quanto mais alto for o valor desse DPI, maior vai ser a sensibilidade dele. Para os gamers, o ideal é um mouse com o DPI regulável, já que cada jogo precisa de uma sensibilidade diferente. Por exemplo, um jogo FPS (atirador em primeira pessoa) precisa de uma sensibilidade muito grande para oferecer mais precisão ao mover e mirar no alvo, já para outros jogos, pode ser alterado para um modo mais leve.

Mouse com botão para alterar DPI

Para as pessoas que fazem uso convencional do computador, um mouse com 400 - 600 DPI resolve perfeitamente todos os seus problemas. Caso você faça artes com o seu computador ou trabalhe com imagens, você vai precisar de um pouquinho mais de sensibilidade, com um DPI acima de 800, podendo variar para mais dependendo da sua necessidade.


Já os mouses gamers podem chegar até números bem altos, alguns passando até dos 10.000 DPI, apesar de não serem muitos os que são projetados para operarem com toda essa sensibilidade.


Confira nossos Mouses Gamers com DPI alto para melhorar sua jogabilidade:


3 Taxa de Captação


A taxa de captação trabalha juntamente com a sensibilidade do mouse. Ela, que é chamada por muitos como “tempo de resposta”, se refere à capacidade do mouse de trocar informações com o computador. Logo, quanto maior o valor, mais rápido seu computador responderá ao comando dado.

Essa taxa é medida em Hertz e a maioria dos mouses gamers têm taxa de captação com configurações ajustáveis entre 4 opções: 125, 250, 500 e 1.000 Hz. Isso para que o jogador possa mudar a captação conforme seu gosto e/ou necessidade para cada jogo.


Já nos mouses comuns, como não existe essa possibilidade fácil de mudança de taxa de captação e muitas das vezes o mouse nem mesmo consegue fazer essa alteração.


4 Anatomia


A anatomia, que anda lado a lado com o design citado anteriormente nesse post, é umas das grandes diferenciações do mouse gamer. Eles buscam encaixar em uma das 3 “pegadas” mais usadas pelos jogadores: Palm Grip, Tip Grip e a Claw Grip, para que assim possam trazer mais conforto a todos.


Além disso, alguns mouses gamers ainda tem peso controlável para que o player possa ajustar pela sua preferência e base de teflon para suavizar o deslize dele.


5 Dicas


Agora que você já é um expert em mouses e está querendo para comprar o ideal para você! Nós temos várias marcas e modelos disponíveis com o melhor preço da internet. Clique aqui e confira!


Leia também

Dicas e cuidados para sua impressora

Como escolher o melhor roteador wi-fi? 7 dicas para não errar na compra

15 views0 comments