• Maxco Atacado

Qual a diferença entre teclado mecânico e teclado de membrana?

Parece algo simples e muitos até acham que não existe diferença, mas os teclados para computador podem ser encontrados em dois tipos principais: os de membrana, que são os mais comuns, presentes em máquinas convencionais e até em notebooks; e os mecânicos, que são teclados mais eficientes e de melhor performance, desejados, sobretudo, por gamers.

Hoje vamos explicar para você quais são as características de cada um desses tipos de teclado e te ajudar na sua escolha, caso esteja em dúvida de qual comprar.

1. Tipos de teclado


1.1. Teclado de membrana


Os teclados mais populares, atualmente, são os de membrana. Esses modelos funcionam da seguinte forma: uma membrana de silicone ou material semelhante, que fica entre as teclas, fecha um circuito que envia os comandos ao PC, sendo responsável por levar as teclas de volta ao lugar original após serem pressionadas.



Uma das maiores vantagens do teclado de membrana é a sua acessibilidade, já que modelos do tipo são bem mais baratos que teclados mecânicos. Justamente por isso, teclados de membrana são os mais procurados pelo público em geral, tanto para casas, como escritórios.


Pensando nos prós e contras, o teclado de membrana tem também seus pontos negativos. Os mais relatados são: experiência de digitação, que é difícil de mudar pela constituição do produto; a precisão na digitação, uma vez que sinais de outras teclas podem chegar ao PC devido ao funcionamento do produto; tempo de resposta mais longo e durabilidade que na maioria das vezes é menor.


1.2. Teclado Mecânico


Já o teclado mecânico possui um mecanismo individual para cada tecla, chamado de switch. Composto por uma mola e um interruptor, o switch pode ter diferentes singularidades, dependendo de qual você usa, já que cada um é feito para proporcionar experiências de digitação diferentes para quem utiliza.


Os teclados mecânicos são muito utilizados por gamers, justamente por essa razão, muitas vezes nos eSports é necessária uma maior precisão, proporcionada pelo acionamento individual de cada tecla que faz diferença entre ganhar e perder o jogo.


A experiência mais conhecida é o feedback sonoro, um som que é emitido toda vez que uma tecla é pressionada. No entanto, switches de teclados mecânicos também podem oferecer feedback tátil, distâncias de ativação superiores ou inferiores e até personalização de acordo com o gosto do usuário e como eles podem ser substituídos depois, você pode ficar mudando de acordo com a sua preferência.


Por não utilizarem membrana e possuírem switches individuais para cada tecla, teclados mecânicos têm vida útil maior e reconhecem mais de um comando de forma simultânea, sendo muito mais precisos e duráveis que teclados de membrana.


1.3. Teclado Semi-mecânico


Além do tradicional teclado de membrana e os teclados mecânicos, existe no mercado uma opção que promete ser o meio termo entre os dois: teclados semi-mecânicos.


E tem vários tipos desses teclados, desde a união entre as piores partes dos dois tipos anteriores, que trazem acionamento por membrana e o barulho dos mecânicos ou também aqueles que possuem funcionamento híbrido, trazendo acionamento mecânico em algumas teclas, como a sequência WASD e os direcionais usados em jogos, e acionamento por membrana no restante das teclas.


Você dificilmente verá um teclado semi-mecânico sendo recomendado para alguém que joga os games mais populares ou o utiliza para trabalhos onde digitação intensiva é necessária. Isso porque produtos do tipo ou oferecem a mesma experiência de teclados de membrana, ou não cobrem todas as teclas necessárias para jogar um jogo.


2. Qual devo escolher?


Agora que sabemos as diferenças entre os tipos de teclado, é hora de te ajudar na decisão de qual escolher.


Do contrário do que muitos pensam, os teclados mecânicos não são escolhas óbvias, mesmo tendo todas essas qualidades, tudo depende do perfil e preferências de quem usa.


Os teclados mecânicos oferecem mais opções para quem digita muito ou joga no PC de forma constante, sendo considerado uma melhor opção por vários motivos, mas não pelo preço. Isso porque esses teclados são bem mais caros que os de membrana, por isso sua popularidade é restrita e eles raramente são adquiridos por necessidade.


Se você deseja apenas um teclado simples e funcional e não quer gastar muito com ele, aposte em um teclado de membrana. Existem algumas opções no mercado, inclusive para quem deseja jogar, mas não de forma tão intensa como os gamers assíduos.


Mas se você quer um bom teclado para ajudar seu desempenho nos games ou digita muito durante o dia e quer um produto que lhe ofereça algum tipo de feedback, experiências de digitação diferenciadas e que também seja mais preciso e durável, invista em um teclado mecânico. O dinheiro investido será maior, mas o produto, por ter uma melhor qualidade e durabilidade, vai fazer valer a pena!


3. Dica


Não aconselhamos que comprem teclados semi-mecânicos. Isso porque além de estar gastando mais do que em um bom modelo de membrana, você estará tendo de forma incompleta a experiência que um teclado mecânico oferece. É mais viável ter ou de membrana ou mecânico e não o meio termo, o que pode acabar estragando sua experiência.


Agora que você virou um especialista em teclados e sabe qual é o ideal para você, confira as opções da Maxco Atacado! Escolha já o seu clicando aqui. :) Leia também

Xbox Series X e Series S: Qual a Diferença?

Qual a Diferença entre Mouse Gamer e o Mouse Comum?

14 views0 comments