• Maxco Atacado

Qual a diferença entre modem, roteador e repetidor? e qual é o melhor para você?

Estamos cada vez mais conectados. Usamos a internet para comunicação, entretenimento, trabalho, estudos. Por isso, nossa rotina exige muito mais da estabilidade da conexão e da velocidade do Wi-Fi.

Para recebermos essa internet de maneira adequada, dependemos de um modem, de um roteador ou de um repetidor. Mas não se engane, esses 3 não possuem a mesma função. Ficou curioso para entender as diferenças entre eles? Então vamos te explicar!



Diferença entre modem e roteador


1. Modem


Ao contratar um plano de internet, você precisará de um aparelho para que a internet seja acessada. Este aparelho é o modem, que na maioria das vezes é fornecido pela própria operadora, e é o responsável por permitir que o sinal analógico enviado por ela chegue até você de forma estável como sinal digital.


O modem é fundamental para o acesso a internet, já que dispositivos como celular ou computador só são capazes de processar sinais digitais. Portanto, é o modem que vai realizar o papel de transformar o sinal analógico em digital (demodular) e o sinal digital em analógico (modular). Isso acontece porque os dispositivos não só recebem informações da internet, mas também enviam.


2. Roteador


O roteador é o aparelho responsável por dividir o já convertido sinal digital da internet para os dispositivos. Este processo pode ser feito através do cabo de rede ou do sinal de Wi-Fi. Ele é ideal para aquelas pessoas que tem vários dispositivos e se conectam à internet através de celulares, tablets, vídeo games, computadores, smart tvs e etc.


Isso porque ele foi desenvolvido justamente para atender uma necessidade maior do que a que o modem atende, já que os modens são ideais para as pessoas que possuem menos dispositivos conectados ao Wi Fi, já que nesses casos não é necessário ter um roteador.


Mas se você quer melhorar o sinal de internet da sua uma empresa, um roteador é a escolha certa, já que lá você vai ter um fluxo muito maior de sinais, devido aos vários utilizadores de rede, e, em alguns casos, será necessário até um outro tipo de aparelho para suprir a sua necessidade de sinal, que comentaremos no próximo tópico.

Roteador distribuindo sinal


3. Repetidores


Os repetidores foram feitos para os casos em que o sinal da internet não consegue chegar em certas áreas do ambiente para os dispositivos, já que isso não é culpa da conexão do modem ou do roteador, mas sim da localização deles. Por comodidade, os roteadores acabam sendo posicionados perto do modem, mas nem sempre acabam ficando nos melhores lugares do ambiente.


O ideal nesses casos em que o sinal não consegue chegar em todas as áreas, é tentar colocar o modem e o roteador em um local mais central para que o sinal possa ser acessado mesmo de pontos remotos. Mas, se mesmo assim ainda houver sinais sem área, vai ser necessário instalar um repetidor de sinal no ambiente para suprir a sua necessidade.



Repetidor de sinal


4. Dispositivos híbridos


Atualmente já existem modelos no mercado que realizam as funções de modem e de roteador ao mesmo tempo. Ou seja, o aparelho irá decodificar a internet recebida ao mesmo tempo que pode distribuí-la para todos os seus dispositivos.


Esses dispositivos híbridos podem ser muito úteis, principalmente para as pessoas que utilizam internet em poucos cômodos da residência ou da empresa, mas pode ser que esses aparelhos não sejam completos para as duas funções, principalmente a de roteador. Para aqueles que possuem muitos dispositivos e um amplo espaço, o melhor mesmo é investir em um roteador mais potente e possivelmente em um repetidor.


5. EXTRA: Dica para sua a Internet continuar boa


Reiniciar o seu modem e roteador com frequência é muito importante, já que assim como todo hardware, mantê-lo constantemente ligado pode fazer com que ele passe por algum tipo de instabilidade e apresente algumas falhas. A reinicialização dos aparelhos pode acabar resolvendo este tipo de problema simples que atrapalha o seu desempenho.


Agora que você já sabe quais são os melhores para vocês entre: modems, roteadores, repetidores e dispositivos híbridos, você já pode escolher o que melhor atende às suas necessidades! E se já sabe que está precisando de um roteador, aproveita que temos vários modelos para ajudar o seu sinal de internet.


Leia também

Qual a Diferença entre Mouse Gamer e o Mouse Comum?

Como escolher o melhor roteador wi-fi? 7 dicas para não errar na compra


14 views0 comments