• Maxco Atacado

Tudo o que você precisa saber para comprar a sua impressora



O mercado traz cada vez mais opções de impressoras e multifuncionais para tentar sanar todas as dificuldades dos seus usuários, mas com o alto número de máquinas disponíveis aos clientes, acabou se gerando muitas dúvidas de qual seria a melhor para cada caso e que lhe atenderia com o melhor custo benefício.


Fizemos essa publicação para ajudar nossos clientes a encontrar a que atende mais a sua necessidade, visando tanto os que precisam apenas para o uso doméstico com baixo volume de impressão, até as empresas com alto volume para contribuir com uma melhor experiência para você no seu dia a dia.


Agora tudo que você precisa saber para achar a impressora ideal para você! Para isso você terá que se fazer algumas perguntas:


Qual a sua necessidade de impressão?

Qual o seu volume de impressões e com que frequência?

Você precisa que tipos de impressões? (Documentos, fotos gráficos, etc)

Suas impressões vão ser coloridas ou só vai usar tinta preta?

É para o uso comercial ou domestico?

E se você está buscando mais qualidade ou maior custo benefício?


Pronto! Agora que vocês sabem qual é o perfil de vocês, vamos lhe apresentar os modelos de cada impressora que encaixa em cada perfil.


Primeiramente vamos para necessidade que é a mais básica:


2. A cor das suas impressões


Existem impressoras que imprimem colorido e outras apenas em preto e branco. Esse é um detalhe determinante para sua escolha. Caso você não tenha a necessidade de fazer impressões coloridas, opte por uma monocromática. Se mesmo que só ás vezes você precise fazer impressões com cores, talvez seja melhor escolher uma impressora colorida.


3. Volume de impressões


Agora que você já definiu a cor das suas impressões, temos pensar na frequência que você irá precisar imprimir para que você encontre o modelo que é mais adequado para o seu volume de impressões.


3.1. Baixo volume de impressão


Não vai precisar de um volume grande de impressões? É mais para o uso domestico? Então, os modelos jato de tinta com dois cartuchos ou impressoras a laser são as melhores opções:


A de laser, apesar de precisar de um investimento inicial maior ela acaba valendo mais a pena ao longo prazo já que seus insumos, por mais que sejam mais caros, durem mais do os cartuchos das de jato de tinta, além de que as impressoras de laser fazem uma impressão com maior qualidade caso seja necessário para os seus projetos.


Mas caso queira outra opção, as jato de tinta com dois cartuchos têm um ótimo custo benefício e geralmente são as opções mais baratas, mas ela de fato só vale a pena se você for aquela pessoa que imprime pouco. Assim elas vão poder ser mais vantajosas que as de laser, já que os cartuchos vêm apenas com uma pequena quantidade de mililitros de tinta, que mesmo eles não sendo caros, se você tiver um volume muito alto, pode acabar tendo muito custo.


E uma coisa que é bom ficar de olho caso a maioria das suas impressões forem coloridas é que esses cartuchos possuem 3 cores (ciano, magenta e amarelo) para formar as outras, e, é muito comum uma das cores acabar antes da outra, o que acaba afetando a impressão colorida no geral, e, devido a isso, você teria que comprar outro cartucho, o que deve não deve acontecer com tanta frequência já que seu volume é baixo.

Modelo de impressora Jato de Tinta

3.2. Volume médio de impressões


Sendo que, se você está tendo um volume maior de impressões (principalmente de coloridas) e precisa de uma máquina que seja melhor para o dia a dia do seu pequeno negócio ou do seu consultório, vamos te ajudar a escolher uma impressora que melhor se adapte ao volume médio de impressões.


Nesses casos são recomendadas as impressoras jato de tinta com cartuchos individuais (ciano, amarelo, magenta e preto) porque assim você terá uma melhor experiência podendo minimizar gastos sem se preocupar com o mesmo problema das impressoras que só tem um cartucho para as coloridas, que acaba uma das cores e você tem que comprar outro.


Você só precisa se preocupar com uma coisa com essas impressoras, é que como elas tem a parte da cabeça de impressão fixa, que é a parte que faz a tinta sair do papel, se ela ficar muito tempo (mais de um mês) sem uso existe um risco que você corre dela entupir, e, por mais que a maioria das impressoras tenham rotinas de desentupimentos, ainda assim pode ser que o dano não consiga ser reparado, precisando ser levado para o conserto que na maioria das vezes é bem caro.


3.3. Alto volume de impressões


E para cenário de altos volumes de impressões como em grandes escritórios, gráficas ou escolas que precisa de uma utilização maior e que aguente e que saia barato.


Uma opção nesse caso é uma impressora jato de tinta com tanque, que, apesar de ter um valor mais alto, vai lhe ajudar a economizar a longo prazo ao usar as garrafinhas de tinta de 70 ml para fazer suas recargas já que elas custam quase o mesmo tanto de um cartucho de 7 ml.


Novamente, é sempre importante não deixar essas impressoras do tipo jato de tinta paradas para evitar entupimento.


Mas essa não é a única opção do mercado, já que a de melhor custo benefício caso você tenha alta demanda e que ela não seja colorida são as impressoras de laser monocromáticas, já que elas usam apenas do toner preto para suas impressões e fazem tudo muito mais rapidez e precisão do que as jato de tinta, fora que o toner lhe livra da preocupação de entupimento da impressora.



Modelo de impressora Laser colorida


Caso você precise de impressões coloridas de uma impressora a laser, a compra do modelo e os 4 toners usados nela saem com um preço bem salgado, então cabe a uma analise para avaliar a real necessidade dessas impressões e se de fato vai valer a pena esse dinheiro investido, já que as jato de tinta são superiores quando o quesito é impressão a cores além de serem mais econômicas.


Modelo de impressora Tanque de Tinta


4. Conectividade


Outro ponto importante de analisar a parte da conectividade.

Atualmente muitas impressoras já funcionam via Wi-Fi, que deixa muito mais cômodo o trabalho do dia-a-dia, além de facilitar o compartilhamento em rede. Com a praticidade da conectividade wireless, você pode enviar documentos para impressão, ou mesmo receber digitalizações, diretamente no seu smartphone ou tablet.


5. Impressora simples ou multifuncional?


E para finalizar: a escolha entre impressora simples ou multifuncional?

Nessa parte sua escolha já fica mais fácil.

Uma impressora simples vale mais a pena se você precisa de um modelo específico para grandes formatos ou resultados profissionais de altíssima qualidade.


Unir a utilidade de impressão, scanner, copiadora e às vezes até fax em um único equipamento, faz das multifuncionais a melhor escolha para a maioria. Não é à toa que atualmente representam mais de 85% do mercado.

6. Dicas

Agora que você já é um expert em impressoras, vai escolher a máquina certa! Nós temos uma grande diversidade de marcas e modelos disponíveis com o melhor preço da internet. Clique aqui e confira!


Leia também

Dicas e cuidados para sua impressora

Como escolher o melhor roteador wi-fi? 7 dicas para não errar na compra

17 views0 comments